Soluções em Contabilidade,
Administração e Advocacia!

Quero conhecer mais Quero abrir minha empresa

NFS-e/Teresina: Locação de Bens Móveis e Imóveis

Publicada a Portaria SEMF Nº 20 DE 21/01/2026 (DOM de 22/01/2026) pela Secretaria Municipal de Finanças, orientando a emissão da NFS-e nas operações de locação de bens móveis e imóveis.

A norma foi publicada considerando as disposições da Emenda Constitucional Nº 132 DE 20/12/2023, que instituiu o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), e da Lei Complementar Nº 214 DE 16/01/2025.

A emissão da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e) por meio do sistema disponibilizado pela Secretaria Municipal de Finanças (SEMF) é obrigatória e exclusiva para o registro de operações que constituam fato gerador do ISSQN, nos termos da Lei Complementar Nº 4974 DE 26/12/2016.

Sendo assim, desde 01/01/2026, os contribuintes estabelecidos no Município de Teresina que realizarem operações não sujeitas à incidência do ISSQN, mas que sejam fato gerador do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS), deverão emitir o respectivo documento fiscal por meio do sistema emissor nacional do Portal da Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, disponibilizado pelo Governo Federal. 

A utilização do sistema emissor nacional será aplicado pelos prestadores do Município de Teresina até que o emissor local da NFS-e do Município de Teresina esteja habilitado para tal função.

Por fim, a Secretaria Municipal de Finanças dará ampla divulgação e promoverá a orientação aos contribuintes pelos canais oficiais.

 

Fonte: Legisweb Consultoria (Retirado do site IdealNews - TI-IDEAL)


Compartilhar


Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.

Olá!

Escolha alguém do nosso time para conversar.

Departamento Pessoal

Departamento Pessoal

Atendimento

Departamento Fiscal

Departamento Fiscal

Atendimento

Departamento Contábil

Departamento Contábil

Atendimento

Willy Contábil

Willy Contábil

Atendimento

WhatsApp